qua, 30 de julho de 2025

Variedades Digital | 26 e 27.07.25

Violência em escola estadual de Livramento mobiliza repúdio da AOERGS

Um estudante de 16 anos agrediu orientadora e professor após ser repreendido por uso de celular em sala de aula
(Foto: Carlos Eduardo Lima/AP )

Um grave episódio de violência escolar mobilizou a comunidade educacional de Sant’Ana do Livramento e gerou uma nota oficial de repúdio da Associação dos Orientadores Educacionais do Rio Grande do Sul (AOERGS). O caso ocorreu em uma escola da rede estadual, onde um estudante de 16 anos agrediu fisicamente e verbalmente uma orientadora pedagógica após ser advertido por utilizar o celular em sala de aula, prática vedada pela Lei nº 15.100/2025.
Segundo informações da equipe diretiva, o aluno utilizou injúrias contra a orientadora e chegou a arremessar um banco contra ela. Um professor que tentou intervir em defesa da colega também foi insultado e agredido pelo adolescente. A Patrulha Escolar foi acionada e compareceu à instituição para registrar a ocorrência e prestar apoio à equipe escolar.
A situação gerou forte comoção entre profissionais da educação e entidades representativas. A AOERGS se manifestou publicamente por meio de uma nota de repúdio, reafirmando a necessidade de garantir ambientes escolares seguros e de respeito mútuo.
“Nenhuma forma de violência contra profissionais da educação pode ser tolerada ou naturalizada”, pontua a entidade em nota.
Confira, na íntegra, a nota de repúdio e solidariedade divulgada pela AOERGS:
Porto Alegre, 29 de junho de 2025
NOTA DE REPÚDIO E SOLIDARIEDADE
A Associação dos Orientadores Educacionais do Rio Grande do Sul (AOERGS) vem a público manifestar seu mais veemente repúdio ao episódio de agressão física e verbal ocorrido em uma escola estadual de Sant’Ana do Livramento (RS), no qual uma orientadora educacional e um professor foram agredidos por um estudante de 16 anos, após o cumprimento das normas escolares quanto ao uso indevido de celular em sala de aula, em consonância com a lei nº 15.100/2025.
A AOERGS expressa solidariedade à colega orientadora educacional, bem como ao professor e à equipe diretiva da escola. Reiteramos nosso total apoio diante desse grave ato de violência, que fere não apenas os profissionais atingidos, mas também a dignidade e a segurança de toda a comunidade escolar.
Reafirmamos que nenhuma forma de violência contra profissionais da educação pode ser tolerada ou naturalizada. É fundamental que os espaços escolares sejam preservados como ambientes seguros, de respeito mútuo e valorização do trabalho educativo. Situações como essa evidenciam a urgência de ações efetivas de proteção aos educadores e de políticas públicas que promovam a cultura da paz nas escolas.
Exigimos que as autoridades competentes apurem rigorosamente os fatos e que medidas educativas e legais sejam adotadas para que episódios como este não se repitam. Seguiremos vigilantes e comprometidos com a defesa da escola pública, da educação de qualidade e da valorização das(os) orientadoras(es) educacionais e demais profissionais da educação.

ASSOCIAÇÃO DOS ORIENTADORES EDUCACIONAIS DO RS

Nota Oficial Liderança da Oposição na Câmara dos Deputados

  O Brasil chegou hoje a um ponto que jamais deveria ter alcançado. A decisão do governo dos Estados Unidos de sancionar um ministro do Supremo Tribunal Federal, com base na Lei Magnitsky, não deve ser vista como motivo de comemoração, mas como um sinal de alerta gravíssimo para todos aqueles que prezam pelo Estado de Direito e pela soberania

TCE-RS realiza encontro de orientação para 23 municípios em Santana do Livramento

No próximo dia 31 de julho, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) realiza a 15ª edição dos Encontros Regionais de Controle e Orientação (ERCOs) na cidade de Santana do Livramento. O evento ocorrerá das 9h às 17h30, no auditório da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Rua Barão do Triunfo, 1048 – Centro. Voltado a gestores dos 23 municípios sob

61% dos brasileiros já se arrependeram de ter emprestado dinheiro a um amigo, revela pesquisa da Serasa

61% dos brasileiros já se arrependeram de ter emprestado dinheiro a um amigo, revela pesquisa da Serasa ● Para comemorar o Dia da Amizade, Serasa mostra a relação entre amigos e finanças; ● 67% dos entrevistados já compraram algo por influência de amigos; ● 82% dos brasileiros já emprestaram dinheiro a um amigo; ● 4 em cada 10 brasileiros já